Como aumentar o número de visitas no site de médicos

Como aumentar o número de visitas no site de médicos - yannis marketing medico - joinville e Florianopolis

Está cansado de produzir conteúdo para blog e não ver resultado? Acha que a estratégia não funciona para você? Então leia este artigo. Vamos mostrar como aumentar o número de visitas no site de médicos!

É verdade que alcançar os primeiros resultados de pesquisa na internet pode levar um certo tempo. Isso ocorre porque os conteúdos ganham maior ranqueamento nos mecanismos de busca à medida que os acessos – e o link building – crescem.

Com a estratégia correta, o marketing de conteúdo para área médica é uma excelente ferramenta para manter a sua agenda cheia. Veja este case com uma clínica de reprodução humana, que cresceu 12x os acessos ao site em 6 meses.

Lembre-se de que seus pacientes em potencial estão buscando por respostas sobre saúde na internet!

Saiba como avaliar o que não está funcionando para otimizar seu blog médico. Existem técnicas para acelerar esse processo e atrair visitantes ao seu site.

Como aumentar o número de visitas no site de médicos: 3 formas de melhorar sua estratégia

Se você já produz conteúdo para site de médicos e quer aumentar o número de acessos, comece por partes.

Investigue possibilidades de melhorias. Procure estar no lugar do seu paciente para ter um olhar de fora, crítico, que aponte saídas criativas e eficazes.

Nesse sentido, existem 3 fatores que você deve considerar:

  1. Estou escrevendo para o público certo?
  2. Meus conteúdos estão sendo divulgados de forma adequada?
  3. Tenho reconhecimento de outros profissionais ou instituições relevantes na web?

Respondeu “não” às 3 questões?

Não se preocupe, todas têm solução. Vamos a elas!

Conteúdo alinhado à persona

O conteúdo – seja de qualquer formato – é sempre feito para ser consumido, lido, assistido, ouvido, sentido por alguém. Lembre-se disso. É com essa pessoa que você deve falar.

Personalize a comunicação de forma a contemplar precisamente o seu público.
No marketing de conteúdo, chamamos de “persona” a representação fictícia do seu melhor cliente.

Ter o conteúdo alinhado à persona é a base de uma estratégia consistente de comunicação.
Para ter bem definida a persona, reflita sobre:

  • Que tipo de paciente você precisa ter no seu consultório?
  • Quais são suas características, interesses, rotinas, desafios?
  • Que tipo de conteúdos costumam consumir e em que formatos?
  • E, principalmente, por que essa pessoa procuraria por você como profissional?

Quanto mais clara e específica for a imagem do paciente que você quer atrair, melhores serão seus conteúdos. Pois assim você consegue adaptar sua linguagem, suas informações e abordagens para um perfil determinado.

Considere, também, a jornada dessa persona na decisão de marcar um horário com você.
Produza conteúdos para cada etapa, a saber:

  • Aprendizado e Descoberta: o paciente está buscando termos genéricos sobre doenças, sintomas ou algo que ouviu falar;
  • Reconhecimento do Problema: a pessoa entende que tem uma necessidade e descobre a urgência em tratá-la;
  • Consideração de Solução: busca de alternativas de tratamento, opções de cirurgias, profissionais médicos e clínicas;
  • Decisão de Compra: está determinada a marcar a consulta, faltando apenas detalhes para o agendamento.

Ajustado o conteúdo, vamos às formas de divulgação e relacionamento digital.

Anúncios

Quer chegar mais rápido aos seus pacientes potenciais? Então invista em anúncios. O retorno é praticamente imediato. Se seu site de médicos tiver um bom conteúdo e o anúncio for bem feito, pode preparar a agenda!

Os valores para anunciar são bem mais baixos se comparados à publicidade tradicional. E por ser digital, os resultados são bastante precisos de se mensurar.

Você pode anunciar tanto no Google quanto nas redes sociais. Entenda como essas plataformas funcionam.

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é uma das mais tradicionais formas de publicidade digital. As opções de campanhas evoluem e se aprimoram constantemente.

Hoje, você pode inserir sua marca em:

  • Resultados de busca (junto às pesquisas),
  • Rede display (banners em sites),
  • Gmail (e-mail),
  • Shopping (área de compras do Google),
  • Vídeos (YouTube),
  • Aplicativos.

O interessante é que você tem autonomia para criar suas campanhas, definir características de público-alvo e escolher onde serão exibidas. O pagamento é feito de forma simples, por boleto ou cartão de crédito.

Redes Sociais

O Facebook é, atualmente, a principal empresa quando se fala em redes sociais, com 3 bilhões de usuários no mundo. A marca é dona da rede mais popular do mundo, além do Instagram e do WhatsApp, amplamente usadas pelos brasileiros.

A plataforma de anúncios segue a mesma lógica do Google Ads. Você cria seus próprios anúncios, determina seu público e onde serão exibidos. É possível estabelecer, também, qual seu objetivo com o anúncio: trazer mais curtidas, mais engajamento ou mais acessos ao site, por exemplo.

Para os pacientes, aparecerá como “post patrocinado”, junto a outros posts que eles geralmente curtem em suas redes. Isso aumenta as chances do clique, pois seu anúncio aparece dentro de um contexto que já o interessa.

Use textos curtos e uma imagem bem atrativa. Um detalhe dos anúncios para Facebook: se houver texto na imagem, não pode ocupar mais de 20% da área gráfica.

Parcerias para links

Para os mecanismos de busca, relacionamento é tudo. Um dos principais fatores de ranqueamento é a quantidade de links que seu site recebe.

Esperar que alguém dê o link para seu conteúdo pode levar tempo. Uma tática que acelera esse processo é buscar parcerias para links.

Entre em contato com empresas afins ao atendimento que você oferece. Ofereça links em seu site em troca de links para o site parceiro.

Determine critérios para a escolha desses parceiros:

  • Evite concorrentes diretos,
  • Opte por prestadores de serviços complementares aos seus,
  • Verifique a reputação desse parceiro potencial, para que esteja alinhado aos seus valores e princípios,
  • Busque por referências e autoridades no assunto, instituições renomadas (conselhos, federações, hospitais ou clínicas de referência).

Nesse sentido, é interessante pensar em produção de materiais ricos em conjunto, que chamamos de “co-marketing”.

São conteúdos especiais que os pacientes poderão baixar, de forma gratuita, ao preencher um formulário. No co-marketing, os contatos (e-mails, telefones ou outros dados que captar) são compartilhados entre os parceiros.

Esperamos que, com essas táticas, você consiga aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo para blog médico!

Se quiser conversar com especialistas sobre o assunto, entre em contato com a gente.

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